O SISBOV é um sistema criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de registrar e monitorar as propriedades rurais que comercializam animais para frigoríficos que exportam carnes e mercados que exigem a rastreabilidade individual.
Uma das maiores vantagens da implementação do protocolo SISBOV é a possibilidade de o produtor identificar todos os seus animais e, ainda, adotar uma cultura de coleta de dados em sua propriedade. Isso proporciona mais segurança e controle a todos os envolvidos no processo produtivo, o que também acaba por agregar maior valor aos produtos.
Para que esse controle seja possível, os animais são identificados individualmente. E para que ocorra a exportação para a União Europeia, a propriedade de origem precisa constar na lista TRACE, na qual são descriminadas todas as propriedades aptas a exportar para a U.E.
O produtor contata a SBC, certificadora credenciada junto ao MAPA, para cadastro ao SISBOV
Solicitação de brincos padrão SISBOV e identificação de 100% do rebanho
Vistoria da certificadora e atualização do Banco Nacional de Dados (BND)
Auditoria oficial do MAPA e inclusão da propriedade na lista TRACE
Após a inclusão na lista TRACE e o cumprimento de 90 dias dos animais na propriedade certificada, o produtor comercializa o seu Boi Europa.