Ao introduzir em uma organização o sistema de gestão de qualidade e segurança de alimentos, com os requisitos IFS Progress Food, mostra que a empresa está em desenvolvimento para uma possível certificação reconhecida pelo GFSI. O nível do programa junto com a nota da auditoria na carta de conformidade, mostra aos clientes quais são os padrões de segurança utilizados naquela empresa. Os requisitos para os níveis são os seguintes:
Nível Básico
Boas Práticas de Fabricação
Higiene pessoal, ambiente da instalação, limpeza e desinfecção, controle de contaminação de produtos, controle de pragas, qualidade da água.
Sistemas de Gestão de Segurança dos Alimentos
Especificações, incluindo liberação do produto, rastreabilidade, gerenciamento de incidentes de segurança alimentar, controle de produtos não conformes, ação corretiva.
Controle de Perigos Alimentares
Controle de perigos alimentares, gerais e Específicos, controle de alergênicos.
Nível Intermediário
Sistemas de Gestão de Segurança dos Alimentos
Especificações, incluindo liberação do produto, rastreabilidade, gerenciamento de incidente de segurança alimentar, controle de produtos não conformes, ação corretiva.
Boas Práticas de Fabricação
Manutenção de instalações e equipamentos, instalações de pessoal, gestão de resíduos, armazenamento e transporte.
HACCP e Requisitos Adicionais
HAACP e Food Defense
Por ser uma norma reconhecida globalmente, realizar uma auditoria atendendo esses requisitos mostra a preocupação de melhoria contínua e segurança dos alimentos para os produtos fornecidos.