Comunicado - CNA assume Gestão da BND - SBC
  • Español

Comunicado – CNA assume Gestão da BND

Prezados Clientes,

Gostaríamos de compartilhar o comunicado divulgado pela ABCAR, assim como o Oficio Circular 50 SDA/MAPA (Clique aqui para acessar), esclarecendo a nova gestão da BND pela CNA e suas atribuições gerenciais e operacionais.

“A Associação Brasileira das Empresas de Certificação por Auditoria e Rastreabilidade – ABCAR vem comunicar ao mercado, às indústrias, aos afiliados, aos parceiros e a todos os elos da Cadeia Produtiva da Carne Bovina do Brasil que firmou um Termo de Entendimento com o Instituto CNA – Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, organismo responsável pelo apoio gerencial e operacional das atividades realizadas na Base Nacional de Dados do Sistema Brasileiro de Identificação de Bovinos e Bubalinos (BND/SISBOV).

A parceria foi criada com o objetivo de cumprir mais uma etapa do processo de modernização do sistema de identificação de bovinos idealizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, antes da definitiva transição para um protocolo privado de rastreabilidade de adesão voluntária.

Para atender as várias demandem tal exigência, o Instituto CNA informa que vai ser necessária uma contrapartida financeira por parte das empresas certificadoras e as indústrias fabricantes dos elementos de identificação. A ser recolhida a partir de abril deste ano. As dezoito empresas filiadas à ABCAR já assinaram o termo de adesão.

A ABCAR reforça que está aberta para fazer qualquer esclarecimento adicional que se faça necessário.

Atenciosamente,
ABCAR – Brasil, Março de 2021!”