(14) 3814-3272
  • Português
  • English
  • Español

Notícias

Abrafrutas escala time de profissionais para lutar pela Fruta Brasil

Entidade elege nova diretoria, recebe apoio da ministra da Agricultura e prepara diversos projetos para incrementar a produção e exportação de frutas

Uma equipe integrada por profissionais engajados na cadeia produtiva das frutas brasileiras. Liderada por um empresário tarimbado no cultivo e na comercialização de uva e manga, além de trazer uma bagagem política de mais de dez anos em administração municipal, na Câmara Federal e na Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), cujo trabalho recebeu o apoio efetivo da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, para dar continuidade a seis anos de inúmeras conquistas na representação do segmento.

Este foi o cenário que envolveu a eleição do novo presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, para os próximos três anos, em uma assembleia realizada virtualmente por causa da limitação de trânsito e contato entre as pessoas, em virtude da pandemia de Coronavírus. O encontro teve a participação de várias autoridades, como a ministra Tereza Cristina, que fez um pronunciamento exclusivo para o setor. “Precisamos estar organizados, em harmonização entre o setor público e privado. A Abrafrutas é o carro-chefe desse setor e nós estamos aqui para ajudar, dialogar e, cada vez mais, avançar em nossa caminhada para tornar o Brasil o pomar do mundo”, afirmou a ministra, que colocou o MAPA à disposição para estruturar ainda mais o setor dentro do País. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, também enviou uma mensagem, parabenizando a gestão passada pelo excelente trabalho e desejando sucesso para os novos dirigentes.

Guilherme Coelho é engenheiro-agrônomo graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Jaboticabal (SP), empresário que opera no Vale do São Francisco, onde produz uva e manga exportadas para a Europa e América. Ele foi prefeito de Petrolina por dois mandatos e Deputado Federal por Pernambuco na última legislatura, sempre defendendo a bandeira da Agricultura, participando ativamente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA).

“É uma diretoria composta por pessoas muito capacitadas, que representam com competência diversas áreas da cadeia, como logística, plantio, distribuição e comercialização, entre outras. São profissionais muito técnicos, totalmente engajados no setor da fruticultura, empenhados em melhorar o segmento. Uma associação agora ainda mais forte politicamente para atuar em nome de todos e que retrata que a gente continua firme na Associação”, explicou Matheus Modolo Witzler, o Responsável GLOBALG.A.P. do Serviço Brasileiro de Certificações (SBC), única empresa de certificação associada à Abrafrutas.

Desde a sua fundação, a Abrafrutas foi comandada pelo advogado e empresário Luiz Roberto Barcelos. Na Assembleia, ele falou que sente orgulho de todas as conquistas e do amadurecimento da instituição. “O trabalho da Abrafrutas é reconhecido pelas autoridades e pela imprensa e se tornou referência nas questões que envolvem o setor. A cadeia sabe bem do tamanho do desafio que tem pela frente no caminho da profissionalização dos negócios, da responsabilidade e do peso que tem no desenvolvimento do País, e procura constantemente a expansão dos negócios”, analisou.

A reunião também serviu para mostrar a todos o protocolo ‘Frutas do Brasil’, um projeto que vai se tornar uma certificação do trabalho exercido pelos produtores e que tem o SBC como coordenador. A ideia é mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas o ano inteiro. Apoiando os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios, abrir novos mercados, promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras, estimulando o aumento no consumo de frutas. E ainda tratou de mais uma iniciativa, o ‘Sabor e Saúde na Mesa’, que reúne produtores, especialistas de instituições de pesquisa e profissionais da saúde para realizar estudos e pesquisas, levantar dados, informar e tirar dúvidas sobre a produção e o consumo de frutas e hortaliças no Brasil. “Foi a primeira assembleia virtual da entidade, uma experiência diferente, mas muito rica e produtiva. Todos os associados participaram, mostramos a força da associação e o trabalho muito produtivo realizado nesses seis anos, sob o comando do Luiz Roberto Barcelos na Presidência e do Eduardo Brandão na Diretoria Executiva. E que vai seguir com mais vigor ainda no comando do Guilherme Coelho. O SBC está junto, acreditamos no mercado, na energia de uma associação que deseja o crescimento das vendas externas das frutas, que é o objetivo de todos. Foi assim com o Barcellos nestes três últimos mandatos. Uma postura diferenciada, importante e que só vai ganhar com a entrada de uma pessoa tão importante e influente como o Guilherme, que certamente vai melhorar a proximidade da Abrafrutas com o MAPA, a questão dos portos, da comercialização internacional, das certificações, da sanidade e qualidade de nossa oferta”, analisou Matheus Modolo Witzler.

O presidente eleito reforçou a necessidade de novos planejamentos e estratégias organizacionais, ainda mais pelo atual momento em que o mundo se encontra. Coelho convocou os produtores de frutas para uma força tarefa que não deixe faltar o produto na mesa do consumidor. “Nós estamos dentro do grupo de serviços essenciais, que não podem parar. O agro está dando um recado à população. O Agro está trabalhando para que não falte alimento na casa das pessoas, onde elas se encontram”, afirmou Guilherme Coelho.

A Abrafrutas foi criada em 2014 e tem como missão defender os interesses coletivos da fruticultura brasileira e representar o setor junto ao governo e às demais entidades que têm relação com a pesquisa, produção e comercialização internacional de frutas. A associação também atua como representante da fruticultura brasileira em geral. Com mais de 70 associados, representa mais de 80% das exportações do País. Reconhecida como articuladora do setor produtivo, durante os últimos anos, desenvolveu diversas parcerias com entidades, como Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Ministério da Agricultura, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outros.

Neste ano, ajudou na abertura do mercado chinês para o melão brasileiro, no início do embarque de uva para o gigante asiático, que deverá acontecer até o fim deste ano, além de abrir negociação para a exportação de uva para a Coreia do Sul e de abacate para os Estados Unidos.

NOVA DIRETORIA ABRAFRUTAS 2020 | 2022

Presidente: Guilherme Coelho
Vice-presidente: Waldir Promicia
Diretor Técnico: Suemi Koshiyama
Diretor de Marketing: Jonas Octávio
Diretor Institucional: Luiz Roberto Barcelos
Diretor Comercial: Antônio Zen
Diretor Internacional: Luiz Eduardo
Diretor Logística: Alexandre Duarte
Diretor Administrativo: Francisco Schio Filho
Diretor financeiro: Patrícia Nogueira

Assembleia da ABRAFRUTAS na Web
Guilherme Coelho – Novo presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas)