Global Gap

O Global G.A.P.

(Good Agricultural Practices) é um protocolo privado de certificação voluntária, reconhecido internacionalmente e elaborado em 1997 pelo Eurep (Euro Retailer Produce Working Group).

Trata-se de uma iniciativa de algumas das principais cadeias de distribuição europeias, e é aceita pelos principais grupos de distribuição europeus.

O protocolo Global G.A.P é um conjunto de diretrizes para práticas agrícolas de alimentos, levando à criação de um sistema de gestão integrado, que engloba as regras de produção e comercialização de produtos agrícolas em geral.

Seu objetivo é garantir a qualidade dos alimentos, demonstrando o compromisso e responsabilidade do produtor com a segurança e sustentabilidade alimentar, aumentando, assim, a confiança do cliente em consumi-los. Além disso, o Global G.A.P. é também uma excelente ferramenta de abertura de novos mercados, bem como de fidelização dos já atendidos.

Na atualidade, a segurança alimentar tornou-se um assunto de interesse global, uma vez que os consumidores e distribuidores estão cada vez mais preocupados e atentos aos resíduos de pesticidas que podem estar presentes nos alimentos.

Dada essa preocupação e compromisso com uma agricultura mais segura e sustentável, a certificação Global G.A.P se faz fundamental nos dias atuais, oferecendo um referencial altamente confiável e conceituado para comprovar a segurança e sustentabilidade em alimentos agrícolas e, consequentemente, possibilitando aos produtores a comercialização de seus produtos não só a
nível local, mas também a nível mundial.

Essa norma abrange principalmente os pontos de rastreabilidade, técnicas de produção (uso controlado de defensivos químicos), preservação do meio ambiente e recursos naturais, aspectos sanitários (não-contaminação química, física e biológica) e sociais (ambiente de trabalho adequado).

O Global G.A.P. garante a rastreabilidade dos produtos, permitindo que o consumidor conheça a origem das matérias-primas e de todo o seu processo de produção. Além disso, também ajuda a aprimorar a gestão das empresas certificadas a partir da implementação do sistema de rastreabilidade, e abre portas a mercados internacionais mais exigentes. Um dos principais destinos
de alimentos certificados pela Global G.A.P. é o mercado europeu.

A certificação GlobalGAP está disponível para os seguintes escopos: Frutas, legumes e verduras, grandes culturas, produção animal

e aquicultura.

Atualmente a SBC está buscando a acreditação para atender os clientes nos escopos: Frutas legumes, verduras e grandes culturas.

Clique aqui para encontrar o técnico mais próximo de você.